Loading

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A cibercultura pode ser entendida como um conjunto de espaços, atitudes, rituais e costumes que as pessoas desenvolvem quando entram em contato com a tecnologia. Para nós essa reflexão de cibercultura parece ser uma novidade, mas ela já existe desde anos 70 e porque temos tantas duvidas ao seu respeito? Considero entender que esses laços tecnológicos não fazem muito parte de nossa cultura como cidadão, pois queremos tudo sempre pronto ao contrario das pessoais que idealizaram essa forma de conhecimento e pelas quais encontramos hoje, pois para chegar ao ciberespaço que encontramos na internet nas redes sociais (twitter, Orkut, facebook, email, blog, entre outros), foi um longo percurso. Agora é preciso dizer que ciberespaço é um conceito de cibercultura, pois é os seus  conteúdos postados na internet ,já que uma das principais características desses locais da rede sociais  é a colaboração entre os usuários, reconhecidos como cidadãos em um espaço não físico.

6 comentários:

  1. Oi boa noite! mais um tema muito bem elaborado,to pensando seriamente em tentar ufba esse ano,emrelação a texto e a elaboração de temas é 10. e poe ser bom pois posso tentar a aprender a escrever de uma forma mais correta..bom como agora e madrugada e não tem ninguem me torrando a paciencia no msn..hj eu vou tentra fazer um comentário mais simples.e claro vou tentar escreve mais corretamente, com bastante calma.rsrsr

    CIBERCULTURA – o melhor guia para aprender sobre a web é navegar na própria web. Se aceitarmos “perder” um pouco de tempo poderemos descobrir por meio de desvio de um link o que realmente nos interessa pessoalmente e profissionalmente. Podemos encontrar quase tudo pela internet. Pelo menos as referências sobre tudo. Mesmo quando não é possível obter a informação de que se necessita pela internet pode-se pelo menos contatar pessoas e instituições que facilitarão na localização. “o virtual não “subistitui” o “real”, ele multiplica as oportunidades para atualizá-lo”. A rede anti-social já está povoada e aumenta constantemente com facilidade de acesso, de tempo real e caráter interativo. “Ela contem o equivalente a livros, discos, programas de rádio, revistas, jornais, folhetos, curriculum vitae, videogames, espaços de discussões e de encontros, mercados, tudo isso interligado, vivo fluido. A cada ano a internet abriga mais línguas e diversidades culturais. o ciberespaço – palavra criada por William Gibson em 1984 no romance de ficção científica "Neuromancer" (se der tempo leiam esse livro) – é o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores. Com a digitalização o ciberespaço se tornará o principal canal de comunicação e suporte de memória da humanidade. Desde que alguém disponha de uma conexão pode obter qualquer informação que se encontra disponível no ciberespaço independentemente de tempo e espaço.

    ResponderExcluir
  2. texto parte 2.

    O virtual é a nova “Galinha de ouro” da atualidade. O virtual pode ser entendido sob três sentidos básicos: o sentido técnico, o sentido corrente e no sentido filosófico. No sentido filosófico o virtual é uma dimensão da realidade e, não opõe ao real mas sim ao atual. É virtual aquilo que existe apenas em potência e não em ato. Já no sentido corrente, o virtual é empregado muitas vezes para referir-se a irrealidade. No sentido filosófico, é virtual toda entidade “desterritorializada”(tive que olhar essa palavra dicionario) capaz de se manifestar de formas diversas no espaço e no tempo. O desenvolvimento das redes sociais e interativas, potencializam outras virtualizações, como por exemplo; a virtualização dos corpos e da economia. Digitalizar informações é transformá-lo em números binários. A vantagem da digitalização é a de possibilitar manipular textos, imagens e sons. A passagem para o virtual necessita sempre de um suporte material. O virtual tem apenas suas dimensões de peso e volume reduzidas, mas não é irreal nem totalmente imaterial. O suporte digital representa um avanço significativo em relação à disposição das informações em hipertextos que possibilita uma mobilidade de navegação instantânea. O hipertexto possibilita ainda que o leitor constrói o seu próprio roteiro, tornando-se assim: leitor-autor. “Com o hipertexto toda leitura é uma escrita potencial”.
    (bom sendo honesto com quem ta lendo,isso foi uma critica que eu fiz sobre a cibercultura no meu trabalho de faculdade..só to tentando adaptar ela ao seu texto) rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  3. texto parte 3.

    A transição de uma cultura para outra implica não só em novos suportes comunicacionais ( ta certo isso não achei no dicionario), mas no conteúdo das mensagens em circulação e na percepção humana. No início dos anos 80, uma mescla de meios e linguagens acabaram resultando em mídias híbridas que mudam a forma de consumo (os elementos de uma nova formação cultural também são constituídos por meios de formações anteriores), fazendo com que o consumo em massa seja segmentado em nichos específicos.
    A Cultura Digital tem como característica uma maior fragmentação, resultado de uma busca individualizada pela informação. A Cultura Digital permite a expansão do potencial das mídias, direcionando assim a mensagem para a diversificação, segmentação e hibridização, provocada pela miscigenação dos meios. Um exemplo que pode ser relacionado neste contexto é o mundo de “Matrix”, onde toda história da série foi dividido em diversos meios, como três filmes (“The Matrix”, “The Matrix Reloaded”, “The Matrix Revolutions”)

    se aparecer. assistam esse video foi uns dos meus materiais de estudo.

    http://www.youtube.com/watch?v=rmEJryXFEa8&feature=player_embedded#at=30

    ResponderExcluir
  4. texto 3 continuação "videos" ( copiem e colem os links vale a pena comferi)

    Cibercultura e o mundo.( aqui tem a parte do matrix)
    http://www.youtube.com/watch?v=0Qoqq-Sk13Q&feature=related

    Cibercultura, mundo novo, cultura nova

    http://www.youtube.com/watch?v=qBHPqKzlbMM&feature=player_embedded#at=45

    O que é CIBERCULTURA.

    http://www.youtube.com/watch?v=5mEwKlovVs8&feature=related

    Cibercultura ( esse video tem ate musica de DaFF Punk)
    http://www.youtube.com/watch?v=ility-J14j4&feature=player_embedded#at=63

    Mais importante que a tecnologia é o que você faz com ela.(esse video ja diz tudo)

    http://www.youtube.com/watch?v=fmdpVk0EdKg&feature=player_embedded#at=136

    Bom essa foi a minha contribuição de videos de algumas coisas que eu citei nos meus comentarios acima.nesse curto ciber espaço que eu tenho..rsrs

    ResponderExcluir
  5. bom a parte 4 dos comentarios vai ficar para mais tarde..nesse momento me falta criatividade.ela esta sendo levada pelo me sono..não sei se tu ja percebeu mais o horario do seu blog estar errado.nesse momento são extamente 2:30 da manha..dia 16/04/11 e no seu blog ta dizendo que são 21:51 do dia 15/04/11..se dependeçe de mim..eu ficaria hora e horas escrevendo sobre o seu texto.mais a minha cama me chama..claro que ainda falta a melhor parte que é a ultima.mais escreverei depois que voltar dos meus afazeres matinais..espero que essa vez não tenha tantos erros de português como nos outros comentários.
    rsrsrs

    Bom olha eu realmente to achando seu blog massa..mais não vou mais elogiar ele,mais sim os temas abordados nele,são temas bastanate atuais e que dar para ser discultido por varias pessoas a qualquer momento..você ta sabendo escoher os temas aqui abordados, a onda do Rio. A tecnologia Imperceptivel com um pouquinho do seu senso de humor..agora a Cibercultura e claro o seu apoio ao site "Dominio Público".realmente você ta de parabens mesmo. o ruim que seus texto estão ficando viciantes para mim (e por um momento eu esqueço dos meus,apesar que você vem me dando varias ideias novas para o blog,devo deixar de ser algo deprimente como o meu é..e passar ser algo mais Cibercultural assim como o seu).

    mais Luana realmente tu ta de parabens,mesmo
    e " que cara e essa?" na foto..rs

    beijos e se cuida e ate mais
    tenha uma otima noite..um bom dia e uma bela tarde..
    e ate mais ver..

    espero que não suma o texto que nem a parte 3 do outro..rsrs

    Ps: quem tiver um pouco de tempo,vejam os videos, são bastante intereçantes.

    ResponderExcluir
  6. ps²: varias citações do comentario foram retiradas do livro Cybercultura (Pierre Lévy).acho que também deve ter sito o trabalho de vocês.

    a parte critica e resumo de algumas citações do livro..como eu disse foram retiras do meu antingo trabalho sobre Cibercultura.

    beijos e se cuidem quem ler isso.
    e abraços para os homens que leem isso..e se cuidem também.

    ResponderExcluir