Loading

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Material Impresso na Educação

A utilização dos diversos materiais impressos disponíveis e acessíveis aos professores no seu trabalho pedagógico podem de maneira significativa  subsidiar o aprendizado na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Na Educação Infantil  as utilizações desses recursos impressos pode ser encontradas nas histórias em quadrinhos por terem muitas ilustrações, palavras e linguagens do cotidiano das crianças. Os professores/educadores podem incentivar seus alunos na criação de histórias e desenhos e depois socializar junto aos colegas desenvolvendo a imaginação e a oralidade das crianças. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental entre várias possibilidades dos recursos impressos, pode se destacar tambem o jornal por ser riquissimo em informações cotidianas e de facil acesso onde registra a história do dia-a-dia. A linguagem do jornal é rica e variada, apresentam inúmeras possibilidades de uso didático e colocam o aluno em contato com linguagem informativa, aproximando-o de fatos cotidianos.

2 comentários:

  1. Freqüentemente, ao estudar o material, o aluno está sozinho. Por isso, é oportuno que o autor intensifique todos os recursos conversacionais que possam estreitar laços comunicativos próximos e pessoais com o leitor. Para que a aprendizagem de fato aconteça, é preciso que o autor envolva seu leitor com um texto interessante, vivo, encorajador, motivador. Para isso, é oportuno que o autor se dirija ao aluno usando “você” e que fale de si mesmo usando “eu”.
    Diferente de um livro comum, em que introdução, desenvolvimento e conclusão de frases, parágrafos e capítulos podem ocorrer de maneira implícita, na estrutura da unidade didática do material impresso deve haver a presença declarada (explícita) desses elementos.

    ResponderExcluir
  2. É muito importante esse tipo de trabalho com crianças pois além de ser rico, estimula a criança a leitura e a escrita.Principalmente nas séries iniciais porque a criança não tem domínio com a escrita e a leitura, é ideal que se utilize de materiais que desperte seu interesse.

    ResponderExcluir